Páginas

05/10/2010

Banda mais antiga do Brasil

SOCIEDADE MUSICAL UNIÃO DOS ARTISTAS
COMPLETA 150 ANOS

Banda civil mais antiga em atividade no Brasil apresenta concerto de aniversário em Laguna dia 3 de maio
A Sociedade Musical União dos Artistas, na próxima segunda-feira (03.05), em Laguna, litoral Sul de Santa Catarina, completará 150 anos existência. Constituída durante a segunda fase do Império brasileiro, é a banda civil mais antiga em atividade no País. Para comemorar a data, mais de quarenta músicos apresentarão um concerto gratuito no dia do aniversário, às 20h30, no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos – na parte histórica da cidade que ficou conhecida dentro e fora do Brasil como a terra de Anita Garibaldi, a heroína dos dois mundos. Sob regência do maestro Gerson Barreto Júnior, à frente do grupo há dez anos, a banda interpretará um repertório com duração aproximada de sessenta minutos
PROGRAMA

1ª parte
“Dobrado Janjão”, de Joaquim Antônio Noegele
“Mambo 8”, de Perez Prado
“Love is All” (“Amor é Tudo”), de Malcoln Roberts. Arranjo: Cristóvão Bettoni
“Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa. Arranjo: Adauto Camilo
“Pout-pourri Anos 60”. Arranjo: Ademir Zimmermann
“Pout-pourri Baião”, músicas de Luiz Gonzaga
2º parte
“Toureador” (ópera “Carmem”), de Georges Bizet. Arranjo: Toniolo
“Pout-pourri nº 1”, músicas de Roberto Carlos. Arranjo: Almir França
“Seleção Tim Maia”, com músicas de Tim Maia. Arranjo: Almir França
“Jazz Festival”. Arranjo: Almir França
“The Beatles in Concert”, com músicas de John Lennon e Paul McCartney. Arranjo: Willy Hautvast
“Pequena Serenata Noturna”, de Wolfgang Amadeus Mozart
“Parabéns a Você”, de Bertha Celeste Homem de Mello. Música: Mildred e Patricia Smith Hill
HISTÓRICO

A Sociedade Musical União dos Artistas foi fundada em 3 de maio de 1860, pelo maestro Luiz Augusto Werner, um grande apaixonado pela música. Com apenas sete meses, regida por Pedro Nolasco, a banda já participava de um espetáculo de gala que a sociedade lagunense promoveu no Teatro Sete de Setembro, em homenagem ao imperador dom Pedro II, pela passagem de seu aniversário, dia 2 de dezembro.
A vida desta corporação musical está intimamente ligada a tudo que diz respeito à comunidade de Laguna. Esteve presente em vários eventos marcantes, como no embarque de 21 voluntários lagunenses para a Guerra do Paraguai, em 25 de março de 1885; em quermesses para angariar fundos para a construção do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos e na reconstrução do Clube Congresso Lagunense.
Ao longo de sua história, apresentou-se em inúmeras procissões, missas, passeatas cívicas, grandes regatas, inaugurações, comícios, partidas de futebol, bailes de Carnaval, festas de sociedades recreativas, além de funerais de personalidades importantes na região. Participou do projeto Encontro das Nações, projeto Música na Praça, Encontro de Bandas, Festival de Bandas, Festa da Tainha, todos na capital do Estado, bem como do Encontro Interestadual de Bandas, em Erechim (RS).
Atualmente, a Sociedade é composta por 46 músicos e 15 aprendizes, que se esforçam para preservá-la, executando repertório eclético – do religioso ao popular. Presidida por Maurício José Espíndola há cerca de doze anos, sua sede está localizada na Rua Almirante Lamego, nº 5, centro de Laguna. Mais informações, com Maurício, pelos telefones (48) 3646-0923‎ e 9979-1652.
Assessoria de comunicação:
Marcos Reichardt Cardoso (SC 00461 JP)
(48) 9972-0991

Nenhum comentário: