Páginas

01/07/2010

Arte na ponta do lápis

Muitos artistas fazem arte com lápis, mas nunca tinha visto um que fizesse arte NO LÁPIS. Este é o caso do carpinteiro brasileiro Dalton Ghetti, criador de interessantíssimas miniaturas em pontas de lápis. Faz 25 anos que ele cria estas peças.
Com 49 anos, Dalton começou a entalhar os nomes de amigos do colégio na madeira do lápis, presenteando-os. Mais tarde, passa a trabalhar com outros materiais, até que um dia decide esculpir o grafite.
Veja acima um trabalho em madeira e grafite.
Dalton utiliza navalhas, facas, bisturis e giletes para produzir suas obras com delicadez e perícia incomuns.

Algumas peças são tão complexas que chegam a consumir mais de dois anos para serem realizadas. As mais simples, meses de dedicação.



Dalton vive em Connecticut, USA, e ficava bastante irritado quando alguma de suas obras quebra antes de ser terminada. Com o tempo, passou a assumir que a possibilidade de que uma peça quebrasse era certa e, quando isto não acontecia, ficava surpreso e feliz. Dalton possui mais de cem esculturas quebradas guardadas em uma caixa.
Dalton nunca ganhou dinheiro com seu trabalho.
Fantástico, não?

3 comentários:

Internauta Véia disse...

Achei maravilhoso, até mandei para meus queridos...

Gi Barbosa disse...

Oi Paula!
Obrigada por comentar no Ideia Criativa. Suas postagens são maravilhosas e de muita utilidade. Amei a arte de Dalton Ghetti.
Beijinhos

admin disse...

Sensacional. Adorei a postagem. Parabéns pelo seu blog. Muito bom. bj